background

Glossário de Logística

Descubra o Mundo da Logística!

Bem-vindo ao Glossário de Logística da SEA-AIR Cargo®! Você sabia que cada termo técnico esconde uma estratégia poderosa que pode transformar sua operação?

Do conceito de custo total de propriedade ao just in time, nosso glossário é a chave para desvendar os segredos do setor. Melhore sua comunicação, otimize seus processos e fique à frente da concorrência.

Não perca a chance de se aprofundar nesse universo!

Se torne um expert em logística! Explore agora e revolucione sua forma de pensar sobre o transporte e a cadeia de suprimentos!


D

DADOS DE BENCHMARK: São os resultados de uma investigação para determinar como os concorrentes ou as empresas líderes de classe obtêm seu nível de desempenho.

DAF: Delivered At Frontier ou Entregue na Fronteira.

DC: Distribution Center.

DDP ou DOOR TO DOOR: Delivered Duty Paid ou Entregue com Taxas Pagas.

DDU: Delivered Duty Unpaid ou Entregue sem Taxas Pagas.

DECLARAÇÃO DO FORNECEDOR: Modo pelo qual um fornecedor dá garantia escrita de que um produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos especificados.

DELAY: Espera.

DEMAND CHAIN MANAGEMENT: Gerenciamento da Cadeia de Demanda.

DEMANDA: Chamamos então de demanda o número de unidades de uma certa mercadoria ou serviço que os consumidores estariam dispostos a comprar, numa certa unidade de tempo, em condições explícitas de ocasião, lugar e preço.

DEMANDA DEPENDENTE: Demanda derivada da desagregação das fichas de montagem e estrutura da listagem de materiais de um item ou produto agregado, não sendo, portanto, projetada, mas simplesmente calculada. O item que atende à montagem tem demanda dependente e o mesmo item que atende à reposição tem demanda independente.

DEMANDA DO MERCADO: Quantidade de produtos ou serviços que os usuários estão prontos a adquirir a um certo preço.

DEMANDA INDEPENDENTE: Demanda de um item que não tem nenhuma relação com a demanda de outros itens, como a demanda de peças sobressalentes.

DEMING - CICLO: Tradicional roda PDCA (plan-to-check-action) utilizada para mostrar a interação entre marketing de desenvolvimento, desenvolvimento de produtos, produção e vendas, para se melhorar a qualidade da operação.

DEMING 14: Prática de administração proposta por Deming como segue: adote o propósito de melhoria contínua dos produtos e serviços, adote uma nova filosofia, não dependa de inspeção para se ter qualidade, reduza os custos utilizando fornecedores parceiros, adote a melhoria contínua dos processos, treine constantemente os colaboradores, fortaleça as lideranças, combata o temor, promova a integração das áreas, elimine os apelos e metas, elimine quotas e objetivos, remova as causas da falta de dignidade, eduque o seu pessoal e faça que todo mundo participe da mudança.

DEMURRAGE: Multa paga pelo contratante, quando o navio contratado demora nos portos, mais do que o acordado.

DENSIDADE DE EMBALAGEM - CUBAGEM UNITÁRIA: Quantidade de embalagem de comercialização, que cabe em um metro cúbico.

DENSIDADE DE VALOR: Valor de venda do produto, dividido pelo seu volume.

DEPRECIAÇÃO: Alocação ao valor do ativo permanente, da redução de seu valor segundo regras estabelecidas, valores que são levados a custo da produção ou às despesas mensais.

DEQ: Delivery Ex Quay - O fornecedor entrega a mercadoria no cais do porto de destino.

DES: Delivered Ex SHIP ou Entrega no Navio.

DESDOBRAMENTO DO PLANO DE AÇÃO: Implantação dos planos de ação de um programa Kaizen, diretamente pelos gerentes de linha e indiretamente através da organização multifuncional.

DESEMPENHO: Nível em que o produto e sua embalagem desempenham os requisitos, mantém a sua utilidade ao longo do tempo especificado, de maneira confiável e segura, antes de ser descartado.

DESENHO DE LEIAUTE: Desenho em que está a aprovação da embalagem impressa.

DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO (1): Conjunto de ações de engenharia, com a finalidade de transformar as especificações do Marketing de Desenvolvimento, em um artigo industrial manufaturável.

DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO (2): É um conjunto de tarefas de cunho técnico, com o intuito de fazer o projeto do produto crescer em detalhamento, funcionalidade e resolução de pontos críticos de apresentação e manufaturabilidade.

DESLOCAMENTO: Mudança de mercadorias de local por manuseio, movimentação ou transporte.

DESOVA: Retirada dos itens de um contêiner.

DESPACHO: Atividade de carregamento que envolve controle, abastecimento de combustível, motoristas, equipamentos e espaço em terminais.

DESPATCH ou PRESTEZA: Prêmio devido ao contratante, quando o navio contratado permanece nos portos, menos tempo do que o acordado.

DESPESAS: Dispêndios debitados periodicamente à conta de resultado e que não incorporam ao valor do produto acabado.

DEVOLUÇÃO: Redespacho das mercadorias que deverão ser retornadas ao fornecedor.

DFDC: Coleta de dados por rádio frequência.

DIAGRAMA CAUSA E EFEITO: Diagrama que ilustra as causas principais e secundárias que determinam a ocorrência de um efeito ou de um sintoma, que denominamos problema.

DIFERENCIAÇÃO: Diferenças positivas geradas no desenvolvimento do projeto, a respeito da forma, da tecnologia, dos materiais, da funcionalidade, da embalagem e do visual mercadológico que agradarão o usuário.

DIRECT STORE DELIVERY: Entrega Diretamente na Loja.

DIRETRIZES DE PLANEJAMENTO: Diretrizes que deverão ser utilizadas em comum em todos os planejamentos setoriais da empresa.

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS: Conjunto de indicações de caráter amplo, que direcionam a atuação da empresa como um todo e orientam ou canalizam os critérios no processo de tomada de decisão para a escolha dos objetivos estratégicos globais.

DISTRIBUIÇÃO: Atividade associada à movimentação de materiais como produtos e partes sobressalentes, desde o fabricante até o cliente final.

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA: Compreende as funções de faturamento, separação de pedidos, transporte e centros de distribuição.

DISTRIBUIÇÃO REVERSA: Processo pelo qual uma empresa coleta de seus usuários finais os seus produtos usados, danificados ou obsoletos, além de embalagens ou partes de seus produtos.

DOCA: Interface entre a expedição e os transportes com a finalidade de facilitar o carregamento e descarregamento de mercadorias.

DOCK RECEIPT: Recibo de Doca.

DOCK-TO-STOCK TIME: Tempo decorrido entre o recebimento do material na doca e a sua disponibilização no estoque para venda.

DOCUMENTAÇÃO: Processo de coletar e organizar documentos ou informações contidas nestes documentos.

DOLLY ou ROMEU E JULIETA: Um reboque com uma quinta roda, usada para converter um semi-reboque em reboque. É muito utilizado para o transporte de cana de açúcar.

DORMENTE: Nome dado às travessas, geralmente de madeira, em que assentam os carris da linha ferroviária.

DPS: Digital Picking System.

DRP: Distribution Resource Planning ou Planejamento dos Recursos de Distribuição.

DRAGAGEM: Serviço de escavação nos canais de acesso e áreas de atracação dos portos para manutenção ou aumento da profundidade.

DRAW-BACK: Envolve a importação de componentes, sem pagamento de impostos (IPI, ICMS, Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante e Imposto sobre Prestação de Serviços de Transporte Estadual), vinculada a um compromisso de exportação. Restituição de imposto alfandegário ou aduaneiro que é pago na importação de produtos que mais tarde serão exportados.

DRIVE-INS: Estrutura de verticalização dos estoques usada, preferencialmente, em casos onde se tem um grande volume de materiais e poucas variedades de itens, não perecível e de pouca seletividade. Estruturas semelhantes aos porta-paletes contendo longarinas verticais em formas de colunas, servindo para armazenagem de grandes quantidades de paletes.

DRIVEWAY ACESS: Rampa niveladora.

DROPSHIP: Muitas paradas para entrega de produtos em muitos locais por um mesmo veículo.

DRY-PORT: Porto Seco.

DRW (DAILY ROUTINE WORK): Aplicação didática do PDCA em todas as atividades de tipo repetitivo da empresa, a fim de satisfazer as necessidades e as expectativas do cliente (interno ou externo). A essência do DRW é a orientação de todos ao seu cliente. Constitui-se no instrumento gerencial para o melhoramento, a pequenos passos, das atividades que não estão na política anual e manutenção dos serviços de todas as unidades da empresa.

DSD: Direct Store Delivery — Mercadorias entregues diretamente às lojas a partir das fábricas, sem passar pelo depósito do distribuidor ou centro de distribuição do fabricante.

DSE: Declaração Simplificada de Exportação.

DTD: DOCK TO DOCK - É o tempo decorrido entre o recebimento da matéria-prima até a expedição dos produtos acabados.

DUN: DISTRIBUTION UNIT NUMBER - Código de barras onde se acrescenta o dígito que trata da variante logística.

background

Central de Relacionamento

Nosso departamento comercial te aguarda para solucionar sua logística e dúvidas


Fale Conosco