background

Glossário de Logística

Descubra o Mundo da Logística!

Bem-vindo ao Glossário de Logística da SEA-AIR Cargo®! Você sabia que cada termo técnico esconde uma estratégia poderosa que pode transformar sua operação?

Do conceito de custo total de propriedade ao just in time, nosso glossário é a chave para desvendar os segredos do setor. Melhore sua comunicação, otimize seus processos e fique à frente da concorrência.

Não perca a chance de se aprofundar nesse universo!

Se torne um expert em logística! Explore agora e revolucione sua forma de pensar sobre o transporte e a cadeia de suprimentos!


F

FA: Factory Automation.

FAS: Free Alongside Ship ou Livre no Costado do Navio. O vendedor entrega a mercadoria ao comprador no costado do navio no porto de embarque.

FABRICA FOCADA: Instalação dedicada a uma família específica de produtos, com tecnologia própria e definições específicas de volume e marketing.

FABRICA NEGRA: Produção totalmente automatizada, sem operários ou iluminação.

FABRICAÇÃO PARA ESTOQUE: Sistema de administração onde se produz antes de se ter um pedido do cliente, que poderá ser produtos padrões ou montados sob ordem quando envolvem acessórios pré-estocados.

FABRICAÇÃO SOB PEDIDO: Sistema no qual o produto ou o serviço somente deverá ser providenciado depois do recebimento de um pedido do cliente.

FACE DE SEPARAÇÃO: É a localização, num armazém, onde a separação do pedido de menos de um palete é realizada.

FACILITY: Instalação.

FAMÍLIA DE ITENS: Grupo de semi-acabados ou componentes, com semelhanças de projeto e processo que possam ser programados e monitorados comercialmente em conjunto.

FARDO: Volume prensado segundo uma forma padrão, mantida por cintas de segurança.

FAS: Final Assembly Schedule.

FATURA: Documento de transação comercial entre as empresas.

FCA: Free Carrier ou Transportador livre. O vendedor está isento de responsabilidades, no momento que entrega a mercadoria para o agente indicado pelo comprador ou para o transportador.

FCL: Full Container Load ou Contêiner Completo.

FCR: Forwarder Certificate of Receipt ou Certificado de Recebimento do Agente de Transportes.

FCS: Finite Capacity Schedule ou Programação de Capacidade Finita.

FEEDER: Serviço marítimo de alimentação do porto hub ou de distribuição das cargas nele concentradas. O termo feeder também pode se referir a um porto secundário (alimentador ou distribuidor) em determinada rota. Cabe salientar que um porto pode ser hub para determinadas rotas de navegação e feeder para outras.

FEEDER SHIP: Navios de abastecimento.

FEFO: First to Expire, First Out. Sistema de controle de estoques em que o material que vence primeiro deve ser utilizado primeiro.

FIFO: First In, First Out. Sistema de controle de estoques em que o material que entra primeiro deve ser utilizado primeiro.

FILME TERMO RETRÁTIL (SHRINK): Folha plástica biorientada que, com a ação de uma fonte de calor, tem a propriedade de contrair-se, possibilitando a unitização e unificação das cargas.

FILO: First In, Last Out. Sistema de controle de estoques em que o material que entra primeiro deve ser utilizado por último.

FIO: Free In and Out ou isento de taxas no embarque e no desembarque. Despesas de embarque são do exportador e as de desembarque do importador. Nada de responsabilidade do Armador.

FLOW-RACK: Este equipamento pode ser utilizado tanto na separação de caixas, quanto na de unidades. O seu funcionamento é similar ao refrigerador de latas de refrigerantes de uma loja de conveniência. As caixas podem ser supridas pela parte traseira do equipamento e coletadas pela sua parte dianteira, sendo que a retirada da primeira caixa faz com que as demais escorreguem para frente. Devido ao seu baixo custo e sua grande funcionalidade, o flow-rack se tornou um equipamento bastante difundido, podendo ser utilizado com ou sem equipamentos de movimentação acoplados, como também em conjunto com sofisticados sistemas de picking.

FMC: Flexible Manufacturing Cell.

FOB: Free On Board ou Preço sem Frete Incluso (posto a bordo). Denominação da cláusula de contrato segundo a qual o frete não está incluído no custo da mercadoria. Tem algumas variações de FOB. Pode ser FOB Fábrica, quando o material tem que ser retirado e FOB Cidade, quando o fornecedor coloca o material em uma transportadora escolhida pelo cliente.

FOOD TOWN: Local onde se reúnem os fornecedores de um mesmo cliente.

FORKLIFT: Empilhadeira.

FORNECEDOR: Organização que fornece um produto ou serviço ao cliente e no qual se aplicam os requisitos das normas contratuais.

FORNECEDOR CERTIFICADO: Fornecedor que atinge consistentemente os padrões de qualidade, custo, entrega, regularidade financeira e que, portanto, podem ficar dispensados da inspeção de qualidade.

FORNECEDOR CLASSE "A”: Fornecedor de muita importância para a empresa devido ao impacto causado pelo produto fornecido no custo ou na qualidade do produto produzido pela empresa.

FP: Finite Planning.

FREE PASS: Autorização para que o produto do fornecedor certificado chegue diretamente à linha, eliminando a inspeção de recebimento.

FREQUÊNCIA DE COMPRA: É a frequência que um produto é comprado pelo usuário ou mesmo pelo lojista e está interligada com a rotação do estoque. O usuário poderá comprar novos produtos, muito antes do anterior estar com sua vida útil encerrada.

FRETE: Produtos sendo transportados de um local para outro. Quantia em dinheiro a ser paga pelo transporte de produtos, adiantado ou mediante entrega.

FTL: FULL TRUCK LOAD - Carga Completa do Caminhão.

FTT: FIRST TIME THROUGH - É a porcentagem de unidades que completam um processo e atingem um padrão de qualidade sem serem reprovadas, retestadas, retornadas ou reparadas fora do processo.

FULFILLMENT: Atender no tempo e no prazo.

FULL PEGGING: Rastreamento completo.

background

Central de Relacionamento

Nosso departamento comercial te aguarda para solucionar sua logística e dúvidas


Fale Conosco